Guia da mesa posta: louças – parte 1 – O básico

jan
2015
15

posted by on Guia

Normalmente, escolher qual louça usar é a primeira ou segunda decisão que precisamos tomar ao arrumar a mesa. Sabe aquela mania que 90% das mulheres têm de acumular sapatos? Então, algumas têm isso com louça também. Mas o que significa o termo louça? Segundo o dicionário, louça é qualquer produto feito de barro, terra fina ou porcelana, ou seja, é o nome genérico que usamos para designar o serviço de mesa. Por isso, aqui no blog chamo de Louça da Semana e depois especifico se é uma porcelana, cerâmica ou faiança. Acabamos usando esse termo para os produtos de vidro e descartáveis também. Então, pode-se dizer que vai usar uma louça descartável na festa? Pode sim, sem problema algum.

Porcelana, cerâmica ou faiança?

“Porcelana é chique e cerâmica é rústica. Porcelana é coisa boa e faiança é de qualidade inferior. A cerâmica é mais barata que a faiança que é mais barata que a porcelana.” Já leu isso em algum lugar? Então, esqueça! O mais importante a entender é que são produtos feitos com argilas diferentes, queimados em temperaturas diferentes, com resistências diferentes. O que é melhor e o que é pior depende muito, pois podemos encontrar porcelanas de baixíssima qualidade, cerâmicas com apelo estético incrível e faianças chiquérrimas e caríssimas. Por favor, fique livre de preconceitos e preste atenção: tem momentos para usar tudo e arrasar em produções até com pratos de papel.

Porcelana Royal Copenhagen

Porcelana Royal Copenhagen

Porcelana Bernardaud

Porcelana Bernardaud

Porcelana Mottahdeh

Porcelana Mottahdeh

Faiança Gien

Faiança Gien

Cerâmica Vietri

Cerâmica Vietri

Cerâmica Juliska

Cerâmica Juliska

Cerâmica Dansk

Cerâmica Dansk

Então, que louça não posso deixar de ter em casa?

Ah, essa é fácil. Uma louça branca. Isso eu vou repetir exaustivamente: na dúvida, opte pelo básico. A louça branca é a mais básica de todas, é o vestido preto que não pode faltar em nenhum guarda-roupa de mulher. É o grande curinga. Mas isso não significa que a louça branca não possa ter personalidade, existem várias opções e alguma vai ter mais a sua cara. Já escrevi sobre isso, releia aqui.

CAMCC-louçabranca-01 CAMCC-louçabranca-02 CAMCC-louçabranca-03 CAMCC-louçabranca-04 CAMCC-louçabranca-05

Quantas peças de louça branca preciso ter?

Vamos pensar nos pratos. Os de mesa e sobremesa são essenciais, os de sopa, nem tanto. Eu diria que, no mínimo, é bom ter a mesma quantidade de lugares da mesa de casa, mas para garantir, acrescente mais dois a essa conta ou, se puder, tenha o dobro. Os outros itens são relativos. Tem gente que adora xícara de chá, outros preferem canecas. Os pratos de sopa são facilmente substituídos por bowls, que são bem mais versáteis, leia mais aqui.

CAMCC-louçabranca-06 CAMCC-louçabranca-07 CAMCC-louçabranca-08 Processed with VSCOcam with 5 preset CAMCC-louçabranca-10

Devo diferenciar a louça do dia a dia da de ocasiões especiais?

Acredito que seja uma boa ideia. Tenha um bom aparelho de jantar e outro para o uso mais intenso, sendo que, a quantidade vai depender do tanto de gente que mora na casa. Em qualquer lugar é possível encontrar jogos para 4 ou 6 pessoas, desses que vem em caixas fechadas. Alguns vêm com xícaras, outros com bowls, além dos pratos. Escolha um que tenha mais a ver com seu uso cotidiano. Nunca recebe em casa? Eu entendo por ocasião especial qualquer refeição que tenha um quê diferenciado. É aniversário de alguém? Use a louça especial no almoço! É dia dos namorados? Use a louça especial para o jantar a dois! Acordou inspirada e está a fim de um café da manhã diferente? Use a louça especial! Só não tenha medo de usar as coisas que tem porque elas podem quebrar. Elas podem quebrar mesmo, mas ter e não usar não faz sentido algum.

Imagens: Bloomingdale’s e Pinterest

Veja a Parte 2 aqui.

Tags: , , , , , ,

2 comments

Trackback e pingback

No trackback or pingback available for this article