Café da tarde: louça colorida + listras
2013
posted by Marcela Finotti on Café da manhã, lanche e chá da tarde
Se, para os paulistas, quitanda é o lugar onde se compra frutas e verduras, para nós, mineiros, é o nome genérico dos quitutes que adoramos: pão de queijo, biscoito de polvilho, broa de milho, rosca, bolo… Se você não é mineiro, mas já esteve por aqui, sabe bem do que eu estou falando. Tem coisa melhor do que aquela pausa para o café devidamente acompanhado de uma quitandinha? Esse é um costume que aprendemos na casa de nossas avós, mas hoje apresentamos a nossa versão moderninha para um delicioso café da tarde.
Ao invés de servir na copa, montamos nossa mesa ao ar livre. A base para a produção foi a toalha com listras finas e multicoloridas.
Pratos, xícaras e guardanapos seguiram os tons de azuis presentes na toalha. Como todas as comidinhas eram finger food, os talheres foram dispensados.
As quitandas foram servidas em peças brancas: boleira com pé e caçarolas de cerâmica em dois tamanhos, sendo que a mini servia porções individuais.
No café da tarde tradicional, não pode faltar café preto passado na hora e as quitandinhas que já falamos. Dando uma cara mais jovial e descolada, essa gostosa tradição não precisa ser perdida, concorda?
(Todas as peças são de acervo pessoal.)
Tags: azul, café, comidinhas, guardanapos de papel, listras, louça colorida